Proposta Pedagógica

Sabemos que a função social da escola é aprendizagem e o Colégio Menino Jesus baseia-se na proposta da mediação, tornando o papel do professor ativo, assumindo a instituição a responsabilidade pela formação do conhecimento. Segundo Vygotsky,  todo aprendizado amplia o universo mental do aluno. O ensino de um novo conteúdo não se resume à aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança.

Acreditamos em uma educação pautada na relação amistosa e cordial entre o professor e o aluno, valorizando o pensamento e o conhecimento que cada aluno já possui, favorecendo assim a aprendizagem. Segundo o pensador Piaget, o sistema educacional consiste na interação contínua do indivíduo com o meio, através da mediação do professor, em uma relação de respeito e cooperação mútuos.

ARQUIVO BAIXAR
PROJETO PEDAGÓGICO icone03
REGIMENTO ESCOLAR  icone03

batch_02

Quanto Colégio acreditamos que:

Missão: Acreditamos que ensinar é um processo constante e contínuo, que perpassa a transmissão dos conteúdos, é desenvolver competências que venham a contribuir com o desenvolvimento integral dos alunos.

Visão: promover a formação do indivíduo como um todo, ou seja, despertar nos alunos a responsabilidade, a consciência e a consequência de cada ação.

Princípios:

Garantir um ensino de qualidade;

– Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos;

– Incentivar a autonomia, a responsabilidade, a disciplina, a participação, a socialização, o espírito crítico, o interesse pelo conhecimento bem como a formação de valores, respeitando as potencialidades e individualidade de cada um;

– Capacitar o aluno, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades;

– Garantir um convívio social democrático com ênfase na compreensão e construção das regras;

– Capacitação e formação continuada para a equipe pedagógica.